Conecte-se conosco :

Chefs

2018

Ricardo Ferreira

Salt

Ricardo Ferreirateve contato com a gastronomia desde muito cedo na pousada de sua família, a Gravatás, considerada a segunda mais antiga de Búzios.

Antes de se tornar chef, Ricardo se formou em Turismo por conta dos negócios da família e tendo em vista a vocação da cidade para esta atividade. Logo após, estudou administração, o que deu toda base organizacional e visão técnica de negócios. No entanto, ainda não estava bem certo sobre o futuro e queria continuar estudando. Começou como curioso e, na busca por uma atividade que estimulasse desenvolver uma área mais criativa, entrou no curso de gastronomia da Estácio de Sá, que tem parceria internacional e chancela de treinamento da Alain DucasseFormation (ADF), um dos mais renomados centros de formação em gastronomia da França. Nesse mesmo período fez estágio no RestaurantCigalon, comandado pela chef Sônia Persiani.

Formado pela Alain Ducasse (AD), o chef iniciou seu ofício com uma mestre no assunto: Roberta Sudbrack, de quem ele adquiriu influências no refinamento da decoração e nos detalhes dos pratos e a busca continua pela qualidade.

Em janeiro de 2011 inaugurou o Restaurante Salt, situado na Orla Bardot, em Búzios, onde fez questão de elaborar todo o cardápio. Seus pratos surpreendem pela originalidade, sofisticação e beleza, com estilo contemporâneo, mesclando influências oriental e francesa com ingredientes nativos, como a flor de Yuca que, segundo o chef, além da beleza tem propriedades energizantes e sabor.

Ricardo prefere trabalhar com produtos regionais, no caso de Búzios, a ênfase está nos frutos do mar frescos e típicos do local. A arquitetura do restaurante é aconchegante, lembra prédios antigos e próprios de lugares costeiros, e não é por menos, ele fica na Casa da Sereia, um imóvel histórico construído na época em que a cidade era uma pequena aldeia de pescadores.

O Salt será um dos participantes da 17ª edição do Festival Gastronômico de Búzios, trazendo um prato incrível: Curry vermelho de filet mignon com cogumelos!

Facebook Twitter LinkedIn Google+ WhatsApp Gmail Email Print

Espaço Cliente